The Doctors – Os Doutores e As Doutoras

/The Doctors – Os Doutores e As Doutoras

Bem-vindos a mais uma viagem pelo tempo e espaço!

Ao longo de seus quase 60 anos, a série Doctor Who trouxe para nossa telinha diversos doutores diferentes, ou encarnações diferentes do Doutor e, agora não podemos esquecer, da Doutora, das Doutoras melhor dizendo e, é claro, da Criança Atemporal. Ao total, de acordo com o que a gente tem conhecimento completo, até o momento foram 16 encarnações, digamos que oficiais. Digo isso porque já sabemos que existem outras, mas que ainda não foram explicadas dentro dessa contagem (pelo menos até a publicação desse texto).

Mas e aí, você sabe ou se lembra de todas elas??

Resolvi colocar aqui um pouquinho de cada encarnação do Doctor, e mais para frente, vou falar com mais detalhes de cada uma delas.

Nessa revisão, eu mudei um pouco algumas coisas que havia colocado anteriormente, porque antes eu não conhecia muito bem os Doutores e fiz esse resumo de acordo com umas pesquisas que tinha feito na época (há uns 6 ou 7 anos atrás). Mas conforme eu fui assistindo a série e conhecendo melhor os Doutores, eu vi que realmente precisava atualizar aqui e trazer informações mais fidedignas e menos equivocadas pra vocês.

Então vamos lá:

Primeiro DoutorA primeira encarnação do Doutor foi feita principalmente por William Hartnell, mas também tivemos outros atores no papel para os especiais da série. Logo no comecinho da série nós víamos um Doctor um pouco arrogante e que se achava superior à raça humana. Nas primeiras viagens chegou a colocar seus companheiros de viagem em perigo, pensando até em expulsá-los da TARDIS em outro local para que Ian e Barbara não revelasse seu segredo a nenhum humano. No entanto, com o passar do tempo, ele foi ficando mais humilde e menos arrogante e se preocupando mais com a segurança de seus companions.

Segundo DoutorO Segundo Doutor foi interpretado por Patrick Troughton. Nesta encarnação vemos um Doutor completamente diferente do primeiro, já que este era todo atrapalhado, engraçado e caloroso. Preferia que as pessoas os subestimassem para, posteriormente, colocar seus planos em ação. Tinha um ótimo raciocínio para lidar com as mais diversas situações, apesar de não aparentar isso. Sempre tinha em mãos uma flauta para tocar de vez em quando e um diário para registrar suas viagens universo afora.

Terceiro Doutor

Jon Pertwee foi quem deu vida ao Terceiro Doctor, e nesta encarnação vemos um Doutor completamente diferente dos anteriores, o que gerou algumas discussões entre si quando se encontram no especial. Durante seu exílio na Terra, trabalhou para a UNIT e vivia trabalhando em invenções. E foi com este Doctor que conhecemos uma das mais famosas companions, a Sarah Jane Smith.

Quarto DoutorO Doutor do cachecol gigante e colorido foi interpretado por Tom Baker. Só perde em popularidade para o Décimo Doutor. Era sempre bem humorado e engraçado e sempre oferecia jelly babies (jujubinhas) pra quem quer que fosse. Talvez por trabalhar muito para a UNIT na encarnação anterior, não gostava muito de trabalhar para a organização e a ajudou em raras ocasiões, além de procurar viajar o máximo possível. Em sua era, conhecemos outro ser de sua raça, a Time Lady Romana.

Quinto DoutorA regeneração do Quinto Doutor, interpretado por Peter Davison, quase não deu certo, e talvez isso o tenha feito mais humano, humilde e próximo dos seres humanos. Em suas aventuras com suas companions, considerava todos como uma equipe, que para dar certo tinham que se comunicar bem entre si. Tinha uma vestimenta elegante, com seu terno bege, bem diferente das vestimentas excêntricas da sua encarnação anterior.

Sexto Doutor

O Sexto Doutor, com Colin Baker em seu papel, usava roupas bem mais coloridas e extravagantes. Mesmo sendo mais arrogante, teimoso, e adorar um drama, tentava sempre salvar o máximo de pessoas possível. Sempre citava frases que, para ele, tinham a ver com suas aventuras e companheiros de viagem.

 

Sétimo DoutorSylvester McCoy foi quem deu vida ao Sétimo Doutor. Ele tinha um guarda-chuva de ponto de interrogação, e no começo era bem alegre e “de boa”, mas com o passar do tempo foi ficando mais sério. Tinha um ótimo raciocínio para bolar as estratégias e não media muito as consequências de suas ações, mas sempre se importava com a segurança daqueles que o acompanhavam em suas aventuras.

Oitavo DoutorO Oitavo Doutor é o Doctor do filme, estrelado por Paul McGann. Mas também participou de spin-offs e áudio-dramas por alguns anos. Existem algumas pequenas controvérsias em relação à sua personalidade nos sites oficiais dos principais meios de circulação de Doctor Who, como o da BBC e o da Big Finish Productions, por exemplo. Eu confesso que vi somente o filme, e partir daí, eu posso dizer que ele era um Doctor que se preocupava bastante com os seres humanos, aparentava uma personalidade romântica e que se esforçava muito pra colocar seus planos em ação, apesar da amnésia e das dificuldades resultantes da regeneração que sofreu.

War DoctorO War Doctor só foi revelado anos mais tarde de sua atuação na Última Grande Guerra Temporal. Foi interpretado por John Hurt, e teve uma importante atuação da Guerra, usando o Momento para dar fim a ela. Não aparece na “contagem” das encarnações dos Doctors seguintes porque estes negam sua existência, devido à sua atitude devastadora na Guerra e às consequências disso nas próximas encarnações.

Nono Doutor Christopher Eccleston trouxe o Doctor de volta à nossa telinha com o Nono Doutor. Sua principal companion é a favorita de muitos, Rose Tyler. Fazia de tudo para manter o universo e todos à sua volta seguros, devidos às sequelas emocionais que a Guerra lhe causou. Além disso, é o autor de uma das frases mais famosas de Doctor Who, respondendo para Cassandra “What are you gonna do, mosturize me?” (O que você vai fazer, me hidratar?) quando ela fala para seus assistentes pegar o ácido. Além também, de ter o seu bordão “Fantástico”, que ele usava pra tudo, porque tudo pra ele era fantástico! Sua regeneração ocorreu logo depois de salvar a Rose, absorvendo toda a energia do vórtex temporal.

Tenth Doctor

David Tennant, the Tenth Doctor (o Décimo Doutor), é de longe o preferido de muitos whovians por aí. No especial de 50 anos da série, foi chamado de “O Homem que Lamenta”, não por acaso, já que, ainda abalado pela Guerra Temporal, lamenta muito por todas as mortes que sempre pensou que causou em Gallifrey, sobretudo as mortes de crianças. Sempre impulsivo, inconsequente, carismático, engraçado, exagerado, e de uma inteligência invejável, precisou de Donna Noble a seu lado, a pessoa mais importante do universo, por muitas vezes para controlar sua impulsividade. Tinha um desejo incontrolável de achar outro Time Lord perdido no espaço, e quando o achou, este se revelou um inimigo imperdoável e surpreendente, O Mestre. Pra tudo ele dizia Allons-y, e ficou extremamente feliz quando conheceu alguém chamado Alonso pra poder dizer: “Allons-y, Alonso!”. E para impedir o Alto Conselho de Gallifrey na destruição do tempo e salvar o universo, sua regeneração foi inevitável.

11

Gerônimo!! Pra mim, este é sem dúvida o eterno doutor criança, o Eleventh, o Décimo Primeiro Doutor, interpretado por Matt Smith. Também é o favorito de muitos whovians, cativando-os com seu jeito bem humorado, brincalhão, otimista, engraçado e bobo. Está sempre disposto a ajudar a todos e até a se sacrificar se for preciso. Um dos seus episódios mais marcantes foi sobre Vincent Van Gogh, mas tem inúmeros outros que eu adoraria citar aqui. Casou-se com River Song e teve com ela um dos melhores romances na minha opinião, além de Rose Tyler. No especial de 50 anos da série e no desfecho da Grande Guerra Temporal, foi o responsável pela redenção de suas encarnações anteriores e sua atuação na Guerra. Seria a última encarnação do Doctor, mas Clara convence os Time Lords a lhe darem um novo ciclo de regenerações e assim, salvar o universo. (Ou, como sabemos, talvez pode não ter sido bem isso.) Ah, e não se esqueçam que gravatas borboletas são legais.

12 Listen, O Décimo Segundo Doutor, interpretado por Peter Capaldi, é na verdade a décima terceira encarnação do Doctor e a primeira encarnação do segundo ciclo de regenerações. Totalmente diferente das suas últimas encarnações, ele solta alguns “shut up” (cala a boca) no meio do caminho, é frio e calculista na maioria das vezes e temido por muitos. Traz medo até mesmo para a Clara em algumas vezes. Reconheceu sua grande mudança de personalidade e se irrita muito com isso, tendo medo de quem estava se tornando. Mas ele vai se modificando bastante ao longo de sua trajetória, se importando bastante com os que estão a sua volta e se preocupando com a sua segurança, colocando os interesses dos humanos como prioridade. No final, acaba se tornando um querido por muitos e tem um dos mais belos discursos de despedida que eu já vi! (Há boatos que rolaram até algumas lágrimas no cinema quando estreou o especial haha).

E na Décima Quarta encarnação do Doutor, nós vimos uma mudança e tanto, não somente na aparência e no visual, mas em seu gênero também. Já era sabido que os Senhores e as Senhoras do Tempo poderiam se regenerar com outro gênero diferente do atual, se regenerando no sexo feminino ou masculino, independentemente da aparência atual. E até vemos alguns Senhores do Tempo realizar esse feito, como o Mestre aparecendo como Missy, por exemplo. Mas essa é a primeira vez que vemos uma mulher como protagonista da série, nossa querida Jodie Whittaker. E ao meu ver, ela assumiu essa responsabilidade enorme com louvor, porque ela mandou muito bem no papel, cara! Ela vai tentando se descobrir ao longo de suas aventuras, até porque é tudo novo pra ela, gênero novo, corpo novo, mente nova, TARDIS nova, chave de fenda sônica nova e é tudo muito diferente do que ela tava habituada nas regenerações anteriores. Mas vemos que a Décima Terceira Doutora se esforça muito pra fazer o bem a todos e evita o máximo que pode causar mortes, sobretudo as que ela acha desnecessárias, independente de serem ao não “vilões”. Ela tem um jeito todo único e diferentão de andar e de se portar diante das situações, que me cativou bastante, e aposto que a muitos Whovians também. Com certeza, fará falta com a sua saída da série.

E não poderia deixar de mencionar aqui entramos em choque junto com ela quando descobrimos que tudo o que sabíamos até então, estava, simplesmente, tudo errado. Que ela não era e nunca foi uma Senhora do Tempo, que aliás, ajudou a formar a raça como a conhecemos. Que a regeneração é um dom dela e que os Senhores do Tempo aplicaram em si essa modificação genética para passar para as outras gerações e que foram eles quem limitaram a doze regenerações.

Aí começam a surgir as teorias. Não sei vocês, mas eu comecei a pensar o seguinte: quando a Clara convenceu os Senhores do Tempo a concederem um novo ciclo de regenerações para o Décimo Primeiro Doutor, na verdade ela os convenceu a desbloquear, de alguma forma, as próximas regenerações que ele poderia fazer, e que aparentemente não havia limite nenhum.

Ruth - Doutora FugitivaE as teorias não param por aí, porque ainda temos a Ruth, que ficou conhecida como a Doutora Fugitiva e que não podemos nos esquecer dela.

Sim, também vou falar um pouco sobre ela aqui! Além das teorias à cerca dela ainda serem muitas, ela faz parte do passado da Décima Terceira Doutora. Digo passado pelas evidências que encontramos na série principal quando descobrimos quem realmente a Ruth é. Entre elas, nós temos:

  • A aparência da TARDIS é muito parecida com a do Primeiro Doutor. Alguns elementos se alteram, mas podemos dizer até que ela é de alguma regeneração antes do Primeiro Doutor.
  • Ela usa arma, e sabemos que o Doutor nunca gostou de usar armas de fogo e nem nada do tipo. Talvez tenha acontecido alguma coisa antes da “contagem” dos Doutores que conhecemos e ele ter deixado essa memória ruim no inconsciente, pra não querer voltar a usar arma alguma.
  • A Ruth menciona algumas poucas vezes sobre um passado que a Décima Terceira Doutora parece não conhecer ainda, ou melhor, não se lembrar. E isso pode ter sido causado por algum bloqueio intencional por parte dos Senhores do Tempo, para que ela nunca descobrisse quem ela realmente é.

E, por fim, recentemente, no final do ano de 2022 nós tivemos um trailer pra lá de surpreendente, onde tivemos algumas revelações que não estávamos esperando, como o David Tennant retornando à série como Décimo Quarto Doutor (ou seria Décimo Doutor de novo?!) e o Ncuti Gatwa como Décimo Quinto Doutor.

Bom, claro que ainda temos muito o que descobrir em relação a todas essas regenerações que foram surgindo recentemente e em relação ao passado e futuro do nosso alienígena preferido. Talvez vocês já devem até ter visto, seja na internet ou na própria série e seus derivados, algumas notícias mais atualizadas do que as que eu trouxe aqui hoje pra vocês, mas podem ter certeza de que com o passar do tempo, da série e de seus spin-offs nós vamos descobrindo mais sobre tudo isso e comentando por aqui, de forma mais detalhada e minuciosa, como vocês merecem, meus caros whovians!!

E aqui chega ao fim a nossa lista resumida e atualizada dos Doutores e das Doutoras. Fiquem ligados aqui no site e no canal que logo logo vou falar com mais detalhes de cada um deles.

Allons-y e até a nossa próxima viagem pelo tempo e espaço!!

By | 2023-01-04T20:07:32-03:00 janeiro 4, 2023|Time Lords|0 Comments

Leave A Comment