Biografia William Hartnell

/Biografia William Hartnell

Olá gente, bem vindos ao Papo Whovian e ao primeiro texto (e repaginado) das Biografias. Aqui nessa parte nós vamos falar sobre a vida dos atores e atrizes que passaram ou estão passando por Doctor Who. E nada melhor do que começar com o primeiro Doutor. O primeiro ator a dar vida a este personagem icônico foi William Henry Hartnell, também conhecido como Billy ou Bill Hartnell.

William Hartnell no seu papel de Primeiro Doutor

William nasceu em 8 de Janeiro de 1908 em St. Pancras, uma região central de Londres, Inglaterra. Foi o único filho de Lucy Hartnell e apesar de seus esforços, nunca soube quem era seu pai. Além de ter sido criado por Lucy, teve uma mãe adotiva e passava muitas férias na fazenda da família de sua mãe, no condado de Devon, tendo sido lá que aprendeu a andar. O local onde ele nasceu, na real só foi descoberto alguns anos após sua morte, pois ele sempre dizia que nasceu em Devon.

Quando jovem, deixou a escola sem muitas perspectivas e acabou se envolvendo em pequenas confusões. Mas aos 14 anos, voltou a entrar na linha quando conheceu o colecionador de arte Hugh Blaker através do clube de boxe de meninos. Mais tarde, Blaker tornou-se seu guardião não oficial e o ajudou a entrar na Italia Conti Academy (uma escola de teatro bem antiga e conceituada no mundo todo) e a conseguir um emprego na Sir Frank Benson’s Shakespearean Company (uma companhia britânica de teatro) em 1925, onde começou a trabalhar no teatro como assistente de palco em geral. Apareceu em diversas peças apresentadas na companhia, e como esta era uma companhia de teatro Shakespeariana, William atuou em diversas peças de Shakespeare.

Dois anos depois, deixou a Companhia de Benson para sair em turnê pela Grã-Bretanha.

Entre 1928 e 1929 visitou o Canadá, onde adquiriu grande experiência.

Em 1928 atuou na peça “Miss Elizabeth’s Prisoner”, onde trabalhou com a atriz Heather McIntyre. Um ano mais tarde, no seu retorno à Inglaterra, casou-se com ela.

Sua primeira aparição no cinema foi no filme “Say It With Music” lançado nas telonas em 1932.

Hartnell teve sua carreira de ator interrompida pela Segunda Guerra Mundial, servindo no corpo de tanque. Entretanto, 18 meses de guerra lhe causaram um colapso nervoso, o que acarretou no seu afastamento do serviço militar e sua volta aos palcos.

Em 1942, foi escalado para o filme “In Which We Serve” como Albert Fosdike, desde então, continuou interpretando personagens de quadrinhos até que em 1944 interpretou o sargento Ned Fletcher em “The Way Ahead”. Com isso, passou a ser conhecido por interpretar principalmente policiais, soldados e bandidos, mas na maioria das vezes interpretava papeis de comédia.

Porém, seu desempenho em “This Sporting Life” chamou a atenção de Verity Lambert, quem leu O Início de Tudo sabe que a Verity foi a produtora inicial da nossa série preferida. Então, em 1963, Verity ofereceu a Hartnell o papel principal. No começo, ele ficou meio na dúvida se aceitava ou não um papel para uma série classificada como infantil na época, pois estava fazendo bastante sucesso em seus filmes e não queria arriscar isso. Porém, a Verity e o diretor da série, Waris Hussein, o convenceram a interpretar o Primeiro Doutor.

O que acabou sendo muito bom para o Hartnell, já que o Primeiro Doutor é até hoje o papel pelo qual ele é mais lembrado, mesmo tendo atuado em diversos filmes britânicos. E depois de um tempo, ele acabou gostando da ideia já que as crianças eram sempre muito carismáticas com ele por ele ter dado vida ao Doctor.

Alguns de seus colegas de filmagem afirmavam que era um pouco complicado trabalhar com ele, mas as opiniões eram bem divididas, já que diversos outros colegas de trabalho de renome, como Peter Purves, William Russel e Verity Lambert, o elogiaram muitos anos depois.

Hartnell foi ficando com a saúde bem debilitada, pois sofria de arteriosclerose (uma doença degenerativa que causa perda de elasticidade e espessamento progressivo das paredes das artérias, destruindo as fibras musculares lisas e as fibras elásticas que constituem as artérias, além disso, causa hipertensão arterial com o avanço da idade da pessoa). Pra “ajudar”, Verity Lambert deixou de ser a produtora de Doctor Who, e sua relação com a nova equipe de produção não estava sendo aquela maravilha toda, porque devido à sua doença, sua falta de atenção só aumentou e ele não conseguia mais decorar os textos como antes, o que causava diversos incômodos e contratempos na produção da série. Então, em 1966, William Hartnell parou de interpretar o nosso querido Doctor.

E adivinhem só, foi a partir daí que o então produtor da série teve a ideia da regeneração. O próprio William tinha sugerido um novo doutor, e até deu a sugestão que fosse Patrick Troughton. E no último episódio do arco “The Tenth Planet” ocorreu a regeneração do Primeiro para o Segundo Doutor.

Em 1972, William voltou a atuar em Doctor Who no especial The Three Doctors (Os Três Doutores) – um arco feito para comemorar os 10 anos da série. Mas desde quando ele deixou a série em 1966, sua doença só se agravou, deixando sua saúde bastante debilitada, então ele quase não apareceu no especial de 10 anos, quando aparecia estava sentado lendo suas falas em cartazes que a produção fazia para ele.

No especial de 20 anos da série (The Five Doctors – Os Cinco Doutores), lançado em 1983, Richard Hurndall substituiu William Hartnell no papel do Primeiro Doctor, já que William faleceu em 23 de abril de 1975, em Marden, Kent, Inglaterra, deixando sua esposa, Heather McIntyre e sua filha Heather Anne, além de dois netos. Sua viúva faleceu em 1984.

A única biografia publicada de William foi escrita por sua neta Judith “Jessica” Carney, com o título “Who’s There? The Life and Career of William Hartnell” (“Quem está lá? A Vida e a Carreira de William Hartnell” – em tradução literal). Sua publicação ocorreu em 1996 através da Virgin Publishing.

Bom galera, por hoje nossa viagem pelo tempo e espaço vai ficando por aqui. Espero que vocês tenham gostado da biografia que fiz (e refiz) com muito carinho para vocês. Comentem aí embaixo o que acharam e deem sugestões das próximas biografias que vocês querem ver por aqui. 😉

Allons-y, e até a nossa próxima viagem pelo tempo e espaço!!

By | 2019-09-02T22:07:20-03:00 janeiro 27, 2016|Biografias|2 Comments

Leave A Comment