Eis que depois de algum tempinho vim falar sobre mais um Doutor, ou melhor dizendo, sobre mais um ator que deu vida ao Doutor. E falar sobre esse carinha me deixou muito empolgada, sabem por quê?? Ele faz aniversário no mesmo dia que eu =D =D
Fui descobrir isso só esse ano mas tudo bem, como disse no nosso Calendário Whovian que tô montando pra vocês, eu sou uma pessoa que não se ligava muito pra datas, e tem muitas datas whovians ainda por descobrir, não é mesmo?!
Maaas chega de lenga lenga e vamos logo ao que importa, agora é hora de falar do nosso War Doctor, ou Doutor da Guerra (como você preferir), do nosso queridíssimo John Hurt.
John Vincent Hurt nasceu em 22 de janeiro de 1940, em Chesterfield, Derbyshire, Inglaterra. Sua mãe era atriz amadora e engenheira e seu pai, matemático. Eram sempre bem rígidos com a educação de John, pra vocês terem uma ideia, eles moravam perto de um cinema e os pais de John o proibiram de ir até lá assistir algum filme, e tem mais, ele não podia brincar com as crianças da vizinhança, só porque seus pais achavam isso “muito comum”. É mole?!
Quando John tinha oito anos, foi mandado para a Anglican St Michael’s Preparatory School em Otford, Kent, onde acabou desenvolvendo sua paixão por atuar. Quando ele decidiu que seria ator, começou a interpretar na escola mesmo, e seu primeiro papel foi o de uma menina em uma produção da escola chamada The Bluebird (L’Oiseau Bleu) por Maurice Maeterlinck. John chegou a afirmar que ele e outros meninos da escola sofreram abusos do mestre superior da escola, Donald Cormack, e que isso o afetou muito. Mas também né?!
Quando tinha 12 anos e seu pai se mudou para Old Clee Church em Grimsby, Lincolnshire, John se tornou pensionista na Lincoln School (uma escola primária) porque não passou nos testes para entrar na mesma escola que seu irmão. Seus pais, queriam que John se tornasse professor de artes, e seu diretor, Mr. Franklin, riu quando John manifestou seu anseio de se tornar ator e disse que John não teria a menor chance seguindo essa profissão. Não sei não, mas acho que depois de um tempo ele acabou se arrependendo de dizer isso, né não galerinha?!
Mas o fato é que John nunca desistiu de se tornar ator, e aos 17 anos se matriculou em uma escola de arte e em 1959 ganhou uma bolsa de estudos na Saint Martin’s School of Art em Londres. Mesmo com a bolsa de estudos, pagar suas despesas do dia a dia era muito difícil, e pra descolar uma graninha John convenceu alguns de seus amigos a posarem nus para ele vender seus retratos. Em 1960, entrou para a famosa RADA, que já chegamos a mencionar ela algumas vezes aqui, onde estudou e treinou por dois anos. Depois disso, finalmente começou a trabalhar com atuação, tendo sido lançado em pequenos papéis na TV.
Seu primeiro filme foi The Wild and the Willing em 1962. Foi atuando em outros filmes e em outros programas na TV até que seu primeiro grande papel chegou: Richard Rich em A Man for All Seasons, um filme de 1966.
Filme vai, filme vem; programa de TV vai, programa de TV vem, em 2001 John interpretou o Sr. Olivaras em Harry Potter e a Pedra Filosofal, e mais tarde, no mesmo papel, em Harry Potter e o Cálice de Fogo e em Harry Potter e as Relíquias da Morte Partes 1 e 2. Em 2008 fez uma participação em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Assim foi indo até que em 2013 ele fez sua primeira aparição em Doctor Who, como a “encarnação esquecida” do Doutor. Depois disso, ele deu vida ao War Doctor no especial de 50 anos da série e em mais um episódio no mesmo ano.
Pra vocês que pretendem assistir A Lenda de Tarzan e gostam do ator, se preparem para ver John no papel do Professor Archimedes. Além disso, John tem mais projetos para esse ano e para o ano que vem que estão em fase de filmagem.
Quanto a sua vida pessoal, John tem um irmão mais velho e sempre colabora com seus livros e uma irmã adotiva. Sua mãe faleceu em 1975 e seu pai em 1999. Em 1962 se casou com a atriz Annette Robertson, mas o casamento durou só dois anos. Em 1967 começou seu relacionamento mais longo, com a modelo francesa Marie-Lise Volpelieri-Pierrot, que durou cerca de 15 anos e acabou de uma forma trágica. Eles decidiram se casar, mas em 26 de janeiro de 1983 a modelo sofreu um acidente de cavalo e acabou falecendo no mesmo dia =(
Em setembro de 1984 casou-se com uma velha amiga, a atriz Donna Peacock. Mas o casório durou só até 1990 quando se decidiram se divorciar. No mesmo mês e no mesmo ano (janeiro de 1990), John casou-se com Joan Dalton, com quem teve dois filhos: Alexander “Sasha” John Vincent Hurt (nascido em 06 de fevereiro de 1990) e Nicholas “Nick” Hurt (nascido em 05 de fevereiro de 1993). Este casamento durou até 1996, e depois dele veio um relacionamento de sete anos com a apresentadora e escritora Sarah Owens.
Em 2002 o casal se separou e em 2005 John casou-se com sua quarta esposa, a produtora de filmes publicitários Anwen Rees Meyers. Ufa! Quantos casórios hahah Atualmente John vive perto de Cromer, Norfolk.
Por hoje vou ficando por aqui, e espero que vocês tenham gostado da biografia do nosso Doutor da Guerra.
Allons-y, aquele abraço, e até a nossa próxima viagem no tempo e espaço!!
Leave A Comment