The Time Lords – Os Senhores do Tempo

/The Time Lords – Os Senhores do Tempo

Olá gente, hoje gostaria de falar um pouquinho sobre os Senhores do Tempo. Então revisei e refiz o texto para deixar bonitinho aqui pra vocês, da mesma forma que regravei o vídeo sobre os Senhores do Tempo também. Claro que esse texto tá mais enxuto que o primeiro, mas é porque eu resolvi falar separadamente sobre cada características dos Time Lords, assim, a gente consegue se aprofundar um pouco mais em cada característica e peculiaridade e conhecer melhor cada uma delas. Então vamos lá!

Como surgiu a raça e o planeta na série?

Como todos bem sabemos, nosso querido Doctor é um alien cujo planeta de origem se chama Gallifrey. Sua raça é conhecida como Gallifreyans em inglês, ou Gallifreyanos em português, ou ainda, The Time Lords (Os Senhores do Tempo), sendo que esta é a forma em que eles mais são conhecidos em todo o universo. Logo no começo da série ele é identificado como um ser humano mas seu planeta natal, planeta de origem, não é a Terra. Como assim? Acontece que como muita coisa vem sendo construída, explicada e definida ao longo da série, a raça, as características e o próprio planeta Gallifrey também vem sendo construídos e definidos o longo do tempo. Claro que algumas coisas acabam se contradizendo, mas a gente também consegue pescar no ar coisas que aconteceram há muito tempo atrás na série. E podemos até arriscar dizer que tem muita coisa ainda sendo construída e definida até os episódios atuais na série.

Pra vocês terem uma ideia, a primeira menção da raça na série foi em The War Games, de 1969. Foi somente com o terceiro doutor que ele se denomina como um ser não humano, ou seja, um alien. E foi apenas no arco The Time Warrior, de dezembro de 1973 e janeiro de 1974, que o nome do planeta natal do Doutor é denominado como sendo Gallifrey.

Como surgiu a raça dos Time Lords?

Essa raça foi criada a partir de uma exposição exagerada ao vórtice temporal, pois existia uma falha no tempo em Gallifrey e eles conseguiram utilizar essa energia para desenvolver a habilidade de viajar no tempo e espaço, além de poder manipular o tempo de uma maneira que nenhuma outra raça é capaz de fazer. Por isso são universalmente conhecidos como os Time Lords, ou Senhores do Tempo.

E pra vocês que devem estar se perguntando o que é esse vórtice temporal, eu lhes digo: é uma das faixas de tempo presentes no espaço-tempo e a cor indica para que tempo a pessoa está indo: a cor azul indica que está indo para o passado, e a cor vermelha indica que está indo para o futuro.

Alguns poderes dos Senhores do Tempo:

Essa raça é considerada uma das mais antigas e poderosas de todo o universo. E ao contrário de muitos filmes e séries de ficção científica que a gente vê por aí, com uma percepção linear do tempo (de causa e efeito), os Time Lords possuem uma percepção não linear (wibbly wobbly timey wimey… stuff / grande bola de um espaço e tempo… coisado), onde são capazes de ver tudo o que foi, o que é, o que poderá ser e o que poderia ter sido, e tudo isso ao mesmo tempo.

Com base nessa percepção que a raça possui, foi desenvolvida uma cultura de custódia e tecnologias relacionadas com o tempo-espaço. Isso inclui a TARDIS: Time And Relative Dimension In Space (Tempo E Relativa Dimensão no Espaço), nomeada assim pela Susan, a neta do Doctor. Além do monitoramento de dispositivos usados para viajar através do tempo, evitando assim que abusem ou subvertam o tempo. Contudo, essa prática é descrita como rara devido à primeira lei Gallifreyana, que é a lei de não interferência, ou seja, deixar que as coisas aconteçam do modo que está para acontecer sem interferir em nada, nem mesmo nas menores das atitudes, principalmente nos pontos fixos do espaço-tempo.

E com essa lei de não intervenção, não interferência, na maior parte do tempo, principalmente no que é relacionado a outras raças e outros planetas, eles simplesmente sentam e assistem o que está acontecendo, onde eles se reúnem para observar e adquirir conhecimentos. Com isso, o Segundo Doutor acaba afirmando que os Senhores do Tempo acabam não utilizando todos os seus poderes de fato, porque eles preferem observar e adquirir os seus conhecimentos do que interferir e ter que utilizar todos os seus poderes.

Mesmo com essa lei gallifreyana, alguns Senhores do Tempo, em alguns momentos, podem ser enviados para pequenas “missões secretas”, onde sua tarefa é interferir em algo, normalmente para impedir algo, que foi o que aconteceu com o Quarto Doutor. Ele foi enviado para impedir a criação dos Daleks, mas como a gente sabe, acabou não dando muito certo, além de esse ter sido o estopim da guerra entre as duas raças.

Então acaba meio que ficando assim: desde que não cruzem sua própria linha do tempo, podem sim agir para manipular as linhas temporais de pequenas coisas e determinadas pessoas ou indivíduos ou de uma vasta gama de acontecimentos, eventos e indivíduos.

São tão poderosos que o número de raças tão poderosas quanto ou até mais do que os Time Lord são poucos. As raças mais poderosas que eles são os extintos Osirians, os The Black and White Guardians e, possivelmente os Eternals. Apesar de ser mostrado principalmente nas mídias não oficiais e nos spin-offs da série que há um tratado de não agressão entre os Time Lords e os Grandes Vampiros, é sabido que num passado muito distante essas duas raças travaram uma guerra genocida entre si, que levou a um grande número de mortos para ambas as raças, fazendo com que os Gallifreyans desistissem da violência e se tornassem uma raça pacífica. Mas mesmo assim, são considerados grandes guerreiros quando precisam ir a uma guerra, tendo já travado inúmeras batalhas contra os Daleks.

Como e quando começaram a viajar no espaço-tempo?

Eles se tornaram os mestres na viagem do tempo quando o cientista Omega resolveu criar uma fonte de energia para impulsionar os seus experimentos no tempo, a Mão de Omega. Que nada mais era do que um dispositivo de manipulação estelar, onde ele utilizaria para tentar retrabalhar uma estrela para utilizá-la como uma nova forma de atender à fonte de energia dele. Só que essa estrela acaba explodindo em uma supernova, que depois se torna um buraco negro. Omega foi dado como morto nessa explosão, mas supostamente teria sobrevivido em um universo anti-matéria além da singularidade do buraco negro.

Rassilon, muito esperto e criador da Sociedade dos Senhores do Tempo, pegou essa singularidade (que acredita-se entre os fãs e as mídias não oficiais e spin-offs da série que seria a mesma singularidade de Omega) e a instalou abaixo da Cidadela dos Senhores do Tempo. Ficou conhecido como o Olho da Harmonia (Eye of Harmony), e ficou tão perfeitamente equilibrado que acabou sendo utilizado como fonte de energia para toda a civilização e para as máquinas do tempo.

Algumas curiosidades em geral sobre os Senhores do Tempo:

Em relação à criação da raça dos Time Lords na série, eu confesso que fiquei um pouco em dúvida, pois achei duas situações: a primeira é a de que os próprios criadores da série (Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson) teriam criado a raça; a segunda é a de que a raça teria sida criada pelo produtor Derick Sherwin e pelo co-escritor Terrance Dicks então eles criavam o roteiro para The War Games.

Quem souber quem afinal teve a maravilhosa ideia de criar a raça dos Time Lords e puder deixar nos comentários aí embaixo, eu agradeço imensamente! =)

A capital de Gallifrey é a Cidadela de Gallifrey.

Os Time Lords têm um idioma oficial próprio que é o Gallifreyano.

Os fundadores da Sociedade dos Senhores do Tempo, como a gente viu, acabam sendo Omega e Rassilon.

E a afiliação, a união, do planeta de Gallifrey vem de Fledgling Empires e Temporal Powers.

O Líder da raça é o Lord ou a Lady President (Senhor ou Senhora Presidente).

E seus principais representantes são o Doctor, a Romana e o Master, além de outros representantes da raça que não são nativos de Gallifrey. Mas isso és assunto para um outro texto/vídeo.

Por hoje é só pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Deixem seus comentários aí embaixo com dúvidas, sugestões e críticas construtivas que são sempre super bem-vindas!

Allons-y, e até a nossa próxima viagem no tempo e espaço!! <3 =D <3

 

By | 2018-01-04T03:28:01-03:00 janeiro 23, 2016|Time Lords|0 Comments

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.