Sejam bem-vindos a mais uma viagem pelo tempo e espaço!
Eu sou a Pamella e o Papo Whovian de hoje está começando.
E hoje nós vamos falar um pouquinho sobre uma pessoa que deu vida a uma das primeiras companions do Doctor, nós vamos falar sobre Jacqueline Hill, que viveu a professora Barbara Wright em 1963, além de outra participação especial na série em 1980 que eu te conto já já.
Grace Jacquelline Hill nasceu em 17 de dezembro de 1929 em Birmingham, Warwickishire, Inglaterra. Seus pais faleceram quando ela ainda era criança e ela foi criada pelos seus avós. Estudou até os 14 anos, e foi trabalhar mais tarde em uma sociedade de teatro amador. Foi incentivada a se candidatar para a Royal Academy of Dramatic Art, onde ganhou uma bolsa de estudos e iniciou sua formação aos 19 anos de idade, se formando em 1951, aos 22 anos de idade.
Ela teve sua estreia nos palcos no West End de Londres com a peça The Shrike. Em 1957, trabalhou na adaptação da peça de TV americana Requiem For a Heavyweight, de Rod Serling, para a BBC, onde conheceu o diretor Alvin Rakoff, com quem casou-se em 1958.
Conheceu a produtora Verity Lambert, e logo depois, veio a oferta para viver Barbara Wright em Doctor Who. Trabalhou na série até 1965, e em outros programas até 1966, quando decidiu dar uma pausa na carreira para se dedicar à família e voltou a atuar em 1978. Entre seus principais papeis após seu retorno, está a Lady Capuleto em Tales of the Unexpected, em uma versão de Romeu e Julieta, transmitida em 1978 na BBC Television, dirigida por seu esposo. Mas os trabalhos pelos quais ela é mais conhecida, são seus personagens em BBC Sunday-Night Theatre (1950), The Six Proud Walkers (1962) e Doctor Who (1963-1965).
Durante sua passagem pela série Doctor Who, seus arcos favoritos eram aqueles que contavam fatos históricos, como The Aztecs e The Crusade.
Em 1980, voltou para Doctor Who, mas como convidada especial para interpretar a Sacerdotisa Lexa, a líder dos fanáticos religiosos Deons, na história Meglos, onde o Doutor já estava em sua quinta encarnação e era interpretado por Tom Baker.
Durantes as comemorações de aniversário de 50 anos da série, Jacqueline apareceu como um personagem num docudrama produzido pela BBC para contar a história da criação e dos primeiros dias da série, intitulado como An Adventure in Space and Time (Uma Aventura no Espaço e Tempo). Na ocasião, Jacqueline foi interpretada pela atriz Jemma Powell, o que fez com que interpretasse Barbara Wright em alguns áudio dramas da Big Finish posteriormente.
Durante sua trajetória, ela atuou em 2 filmes e em mais de 20 programas de TV.
Infelizmente, faleceu jovem, aos 63 anos de idade em 18 de fevereiro de 1993, em Londres, Inglaterra, vítima de câncer de mama. Ela deixou seu marido Alvin Rakoff e seus dois filhos na época, John e Sasha Rakoff.
Um fato é que nunca esqueceremos a importância de sua participação em Doctor Who e o legado que a atriz nos deixou, dentro e fora do Universo Whovian.
Por hoje, nossa viagem pelo tempo e espaço vai ficando por aqui. Espero que vocês tenham gostado da biografia de hoje! Comentem aí embaixo o que acharam e deem sugestões das próximas biografias que vocês querem ver por aqui. 😉
Allons-y, e até a nossa próxima viagem pelo tempo e espaço!!
Leave A Comment