O Início de Tudo

/O Início de Tudo

Olá gente, hoje gostaria de compartilhar com vocês como foi que eu conheci a série e resolvi criar um site e um canal sobre Doctor Who e sobre o início e retorno da série em 2005. Esse texto é uma review do original, assim como já regravei o vídeo que havia lançado em 2016, que aliás foi o primeiro do canal. Então vamos lá ver como foi que tudo começou!!

Como eu conheci a série?

O ano era 2012. O canal, TV Cultura. Quando vi a chamada do programa pela primeira vez logo pensei: “Credo, doutor quem? Isso é nome de seriado? Deve ser algum seriado ‘furreba’ de um médico que não tem nome.” Ah como eu estava enganada. Um belo dia, cheguei do trabalho, peguei meu pratinho de janta pra ir pra facul e sentei em frente à TV. Passeando pelos canais, não estava achando nada de interessante, até que me deparo com uma cena de alienígenas, com correria, explosões e pensei “Que que é isso? Vou deixar aí pra ver se presta.” Logo entrou no intervalo e “Estamos apresentando: Doctor Who”. Eu: “que, esse seriado aí?! Aquele mesmo seriado que eu acreditava ser um seriado médico?! Não é de médico, é de alien?! Tá né, vamo ver se presta!”.

E acabei criando uma rotina: enquanto ia jantando e me arrumando pra faculdade, eu ia assistindo ou só ouvindo mesmo o seriado. Deixava a TV ligada lá na sala num volume bem alto, tava lá no quarto me arrumando e prestando atenção na TV. Se escutava alguma mais de interesse, se desse eu ia correndo pra ver o que tava acontecendo e ficava de boca aberta com o que eu tava vendo.

Mas raramente eu conseguia assistir um episódio inteiro, ou quase inteiro. Acho que não chegam a 4 ou 5 episódios assim. Infelizmente, devido ao horário que eu chegava do trabalho e que eu tinha que sair pra faculdade, e que a série era transmitida na Cultura, eu perdia o primeiro e o último bloco dos episódios, isso quando não perdia um episódio inteiro por causa de sair tarde do trabalho, ou ter que ir mais cedo pra facul por causa de provas, ou ter que ir direto mesmo do trabalho para a facul. Quem nunca? Mas sempre que podia eu ficava imaginando o que acontecia no início dos episódios para acontecer tudo aquilo que eu assistia e o que teria acontecido no desfecho de cada episódio. Quando dei por mim, já estava viciada na série. Já não podia ficar sem minha dose de loucura diária, como eu mesma dizia na época. Quando descobri a grandeza que é esta série, me apaixonei por ela ainda mais. E a cada dia que se passa me apaixono mais e mais. E foi assim, que em 2015 eu decidi aproximar mais pessoas da série e fazer com que elas também se encantem com esse universo incrível, também conhecido como WhoUniverse, ou Universo Who. Como? Oras, criando uma FanPage no Facebook, esse site e um canal no YouTube (que infelizmente só acabou saindo em 2016).

E até hoje quando eu escuto o som de abertura da série, seja em alguma versão clássica ou atual, me arrepia até a alma e canto junto! (Doo-Wee-Hoooo!!!)

Como surgiu a série?

Se assim como eu você também achou que esse seria um seriado de um médico qualquer e sem nome, não se julguem por isso, e nem vamos julgar o coleguinha que recém virou Whovian e também achou que o seriado fosse médico. Doctor Who é uma série de ficção científica, de origem britânica e que apareceu pela primeira vez na televisão pela BBC em 23 de novembro de 1963 (que aliás hoje é conhecido como Doctor Who Day/Dia de Doctor Who), e isso só foi possível um ano depois que os seus criadores Sydney Newman (principal responsável pelo desenvolvimento do programa), C. E. Webber e Donald Wilson iniciaram o planejamento para a série. E eles tiveram uma forte contribuição do escritor Anthony Coburn, do editor de histórias David Whitaker e da produtora inicial Verity Lambert. Abaixo vocês podem ver fotos dessas pessoas que iniciaram e apresentaram ao mundo essa série incrível.

E para aqueles que se perguntam: mas por que ‘Doctor Who’ sendo que se trata de ficção científica e não medicina? Bom, eu explico. A série se chama Doctor Who porque um alien de origem gallifreyana se apresenta sempre como The Doctor, just The Doctor (ou, em português, O Doutor, apenas O Doutor) e ninguém sabe seu nome. Além disso, a maioria dos personagens pensa que essa forma de se apresentar é um título, como Doutor Fulano de Tal, mas essa é a forma que esse alien resolveu se apresentar, escondendo seu nome de batismo, por isso Doctor Who (?), ou Doutor Quem (?).

Essa série foi dividida em clássica e atual, e eu ainda não pude ver toda a série clássica, e infelizmente está faltando alguns episódios da atual pra mim também, mas vi boa parte da atual e ao longo dela alguns personagens perguntam o porquê e até criticam o Doctor por esconder tão desesperadamente seu nome de batismo. Mas, no 13º episódio da 6ª temporada (The Wedding of River Song – O Casamento de River Song), e também durante alguns episódios antes desse, em uma conversa entre o Doctor e o Dorium Maldovar é falado sobre uma “pergunta que nunca deve ser respondida, a pergunta mais antiga do universo, oculta à simples vista e que o Doctor fugiu durante toda a sua vida”. E durante todos esses episódios, eu fiquei me perguntando que pergunta, que questão era essa, até que, no finalzinho do referido episódio essa pergunta é revelada pelo Dorium: “Doctor Who? Doctor Who? Doctor Who?” E então ‘caiu minha ficha’ e eu pude finalmente perceber e entender mais sobre esse mistério.

Enfim, mas por que você tá falando isso Pamella? Eu lhes respondo meus caros e minhas caras viajantes do tempo e espaço. No mês de novembro de 2015, o site Boingboing descobriu em uma história em quadrinhos dos anos 1980 que o nome de batismo do Doctor é nada mais nada menos que a seguinte fórmula: d³∑x². Isso nos faz refletir em inúmeras outras questões, das mais simples às mais complexas, e eu até coloquei algumas delas lá na página no Facebook quando compartilhei essa foto, mas pelo menos o maior mistério do WhoUniverse foi enfim desvendado, deixando muitos whovians aliviados e intrigados ao mesmo tempo.

Até aqui eu falei sobre como começou a série mais incrível de todos os tempos (na minha opinião), falei do porque se chamar Doctor Who e já até respondi a pergunta que nunca deveria ser respondida. Porém, temos um detalhe muito importante sobre esse seriado que não podemos deixar de lado: ele não está no ar há mais de 50 anos consecutivos. Mas como assim Pamella? Bom, aconteceu que após 26 temporadas transmitidas na BBC, começou a cair o número de espectadores, aumentar o declínio na percepção pública do programa e a diminuir o espaço de transmissão, o que fez com que o controlador da BBC, Jonathan Powell, decidisse por suspender a produção da série em 1989. =(

Apesar de não dizer quando, a BBC sempre dizia que a série iria retornar, que a produção estava interrompida mas que a BBC buscava por uma produtora independente para relançar o programa.

Então, em 1996, com uma coprodução entre a Fox, a Universal Pictures, a BBC e a BBC World Wide, Philip Segal finalmente conseguiu lançar um filme de Doctor Who, mas apesar de ter feito muito sucesso no Reino Unido, não fez tanto sucesso assim nos Estados Unidos, o que fez com a série não voltasse a ser produzida, infelizmente =/

Mas graças a essas duas pessoas aqui:

Russel T. Davies

Russel T. Davies

Julie Gardner

Julie Gardner

 

 

 

 

 

Doctor Who finalmente voltou com o episódio “Rose” na BBC One em 26 de março de 2005, teve um pequeno hiato aí de um ano mais ou menos pra troca de showrunner mas está no ar até hoje. E o mais legal disso tudo, é que ao contrário de outras séries, filmes e histórias de ficção científica, a versão de 2005 de Doctor Who é uma continuação direta da série que parou em 1989 e do filme de 1996, então é como se tivessem dado um pause na série e dado o play depois, como se nada tivesse acontecido e fazendo com que o curso central da história do Doctor não se alterasse.

E é por isso e muitas outras coisas que eu sou imensamente grata a esses dois e a todos os envolvidos no retorno da série, e à TV Cultura por ter trazido esse seriado incrível e maravilhoso pra minha vida.

           Bom meus queridos whovians, por ora nossa viagem chega ao fim, mas fiquem ligados no site que logo logo tem mais.

Allons-y e até a nossa próxima viagem no tempo e espaço. <3 <3

 

By | 2018-01-04T03:29:08-02:00 janeiro 22, 2016|Extras|2 Comments

2 Comments

  1. Natali Alvim 6 de fevereiro de 2016 at 04:27 - Reply

    Uhuuuul!!! Parabéns pelo site maravilhoso!!! Os Whovians brasileiros agradecem!!!
    Eu também conheci DW em 2012, mas foi graças a um amigo, grande amigo! Meu amor por pela série é tamanho que foi o tema da minha monografia! *_* Haha Allons-y, Alonso! \o/

    • Pamella Benati 6 de fevereiro de 2016 at 20:05 - Reply

      Uhull, muito obrigada Natali!! Grande amigo mesmo esse que te apresentou a série. E quero saber mais sobre sua monografia hein haha!! Um beijão!!

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.